Balanças Digitais, são de uso comum em laboratório, apresentam o prato para colocação de amostras exposto e é um instrumento capaz de medir as menores variações de massa.
O termo balança vem do latim BIS = 2 e LINX = prato, ela é um instrumento que mede a massa de um corpo. A unidade usual para massa é o kg, portanto, o correto é dizer que as balanças medem as massas dos corpos e objetos, não o peso deles.
SI (Sistema Internacional de Unidades), é um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, utilizado em quase todo o mundo tanto no comércio como na ciência, que visa a uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais.
Balança Digital Analítica
A balança Digital Analítica pode pesar com precisão máxima de até 4 casas decimais de 0.1 micrograma até 0.1 miligrama. Seu uso é mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou quantidade relativa de um ou mais elementos de uma amostra.
Usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegido por portinholas de vidro corrediças, porque leves ou imperceptíveis correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um grande erro de leitura.
Balança Digital Semi-Analítica
A balança Semi-Analítica pesa com precisão centesimal de até 0.001g. Sua diferença com a balança analítica é o grau de precisão de pesagem.
Quanto ao tipo, uma balança pode ser:
Balança Analítica (analíticas e semi-analíticas), quando se destina à análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais.
Balança de Precisão, quando seu mecanismo possui elevada sensibilidade de leitura e indicação.
Balança Industrial, quando se destina a medições de cargas muito pesadas.
Pelo dispositivo de funcionamento as balanças podem ser:
Mecânico, quando o dispositivo é composto por elementos mecânicos tais como molas, cabos tensores, hastes rígidas, componentes hidráulicos, pneumáticos etc.
Digital, quando o dispositivo é composto por elementos eletrônicos, tais como células de carga, circuitos integrados, microprocessadores etc.
Híbrido, quando o dispositivo é composto por elementos mecânicos e por elementos eletrônicos.
Na Balança Digital Analítica e Semi-Analítica, a massa é obtida da seguinte maneira:
O corpo é colocado sobre um prato ou bandeja (geralmente fabricada em aço inoxidável). Por estar posicionado sobre uma célula de carga, o prato exerce uma compressão sobre a mesma.
Funcionando como um transdutor, a célula de carga capta a intensidade da compressão e a converte em um sinal elétrico de intensidade diretamente proporcional à da compressão sofrida.
O sinal elétrico é enviado a um microprocessador que então interpreta o sinal. Quanto mais intenso for o sinal elétrico recebido, maior será a leitura feita pelo microprocessador e, consequentemente, maior a massa calculada por ele.
O microprocessador envia sua leitura para um display que exibe a massa calculada.